MatériaMais Notícias
Depois de a desconfiança sobre os resultados do Campeonato Paraibano terem sofrido a influência de combinação ser lançada no último mês de abril, uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, colocou quase que definitivamente em xeque a idoneidade do estadual de 2018.
Através do material coletado inicialmente pela polícia paraibana em conjunto com o Ministério Público que totaliza mais de 104 mil conversas interceptadas por meio de 115 números “grampeados” com autorização judicial, é possível ouvir conversas onde combinações sobre atos dentro dos jogos e estilos específicos de árbitros são comentados sem qualquer pudor.
O nome mais citado e tratado como mais influente no esquema que teria três anos de funcionamento é Breno Morais, vice-presidente do Botafogo-PB, atual campeão. Foram ao menos três conversas exibidas onde o mesmo solicita que resultados sejam moldados de acordo com a escolha e árbitros e bandeirinhas do seu interesse.
Enquanto em duas delas o contato é feito com José Renato Soares, ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Paraíba demitido após o início das investigações, uma delas é para informar ao assistente Tarcísio José de Sousa que Breno desejava o colocar para a partida Nacional de Patos x CSP.
Os visitantes venceram por 2 a 0, resultado esse que foi ao encontro do anseio do dirigente do Belo.
RelacionadasBrasileirãoNúmeros da Bola: Em grande fase, Roger Guedes se torna o maior finalizador do Brasileirão 2018Brasileirão14/05/2018Futebol NacionalFut-Encontro na Caixa & LANCE!: Camisas históricas de times e seleçõesFutebol Nacional14/05/2018Futebol NacionalGoleiro com celular em campo era para campanha de conscientizaçãoFutebol Nacional14/05/2018
Até o momento, de acordo com o andamento e profundidade do que já pode ser apurado, não foi encontrada nenhuma evidência de que atletas também estivessem cientes das manipulações.